PolĂ­cia Canil do 8Âș Baep

Canil do 8º Baep completa 40 anos com mais de 10 toneladas de drogas apreendidas e novo espaço para treinamento de cães

Canil do 8Âș Baep completa 40 anos com mais de 10 toneladas de drogas apreendidas e novo espaço para treinamento de cães

Por Redação

13/09/2024 às 07:44:12 - Atualizado hĂĄ
ão quatro décadas de trabalho ĂĄrduo, mais de 10 toneladas de drogas apreendidas e muito mais. Esses nĂșmeros são apenas uma parte da trajetória do Canil do 8Âș Batalhão de Ações Especiais de PolĂ­cia (Baep), sediado em Presidente Prudente. No 40Âș aniversĂĄrio da unidade, celebrado nesta sexta-feira (13), o plantel reflete sobre suas lutas e conquistas, sempre com o objetivo de proporcionar uma região mais segura para a população.
Para comemorar essa data especial, o Canil inaugura na manhã desta sexta-feira o Centro de Formação de Cães Farejadores "Coronel Élio Aparecido Costa". "Esse laboratório de faro é um sonho! A gente concluir essa reforma no aniversĂĄrio de 40 anos é gratificante. É um legado que vamos deixar para as gerações futuras", afirma o subtenente Joel Godoi Bueno Junior, comandante do Canil em Prudente.
Atualmente, o trabalho do cão farejador é essencial no trabalho operacional da polĂ­cia e o novo espaço contribuirĂĄ para que na rotina de trabalho o cão não tenha indicações falsas. "No ambiente serĂĄ instalado o painel de faro, que é um equipamento que possibilita trabalhar diversos odores com os cães, preparando-os para que "distrações" não interfiram o trabalho em campo", explica o subtenente.
O local também vai contar com um espaço para o manuseio das essĂȘncias, possibilitando uma apresentação mais pura para o cão.
O subtenente ainda explica que as essĂȘncias são um produto norte-americano que utiliza como base o princĂ­pio ativo de cada droga, sem perigo de contaminação, contribuindo para um trabalho ainda melhor do cão quando ele estiver na fase adulta.
Durante as celebrações, uma homenagem foi prestada a Samurai, um cão multifuncional que desempenhou papéis essenciais em policiamento, detecção de drogas, armas, explosivos, busca de pessoas e varreduras de ambientes. Chegando ao Canil em 2016 ainda filhote, Samurai rapidamente se destacou, removendo quilos de drogas e vĂĄrios criminosos das ruas. Samurai foi aposentado devido a problemas de saĂșde e, infelizmente, faleceu em março deste ano.
NĂșmeros
Entre 2017 e agosto de 2024, com o auxĂ­lio dos cães farejadores, foram apreendidas mais de 10 toneladas de drogas, principalmente maconha, seguidas por cocaĂ­na e crack.
Desde 2020, o Canil prestou quase dois mil apoios a equipes policiais, vistoriou mais de trĂȘs mil locais e 2,2 mil veĂ­culos, resultando na prisão de quase 250 pessoas em flagrante.
Atualmente, o Canil do 8Âș Bael conta com 23 cães aptos para o policiamento e atuação de faro (drogas, armas e pessoas).
Breve Histórico
Em 13 de setembro de 1984, o livro histórico do 8Âș Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) registrava a inauguração do Canil. Na época, além de atividades relacionadas ao policiamento e reintegração de posse, o plantel também participava de eventos e apresentações à sociedade. Com o tempo, a eficĂĄcia dos cães dentro da PolĂ­cia Militar se consolidou, tornando o Canil uma importante ferramenta no combate ao crime organizado e ao trĂĄfico de drogas.
A primeira equipe do Canil em Presidente Prudente era composta pelo 1Âș tenente Elio Aparecido Costa, comandante, e pelos adestradores cabo André Alves dos Santos, soldados Luiz Carlos dos Santos, Claudionor Lemos de Oliveira, José Gonçales Sobrinho e Josué Oliveira Barros, além do soldado Waldemar Garzo, responsĂĄvel pela alimentação dos cães.
A transição para o trabalho de detecção foi desafiadora, mas a equipe perseverou, dedicando-se ao treinamento e à adoção de novas técnicas. O sucesso das operações começou a se destacar, com cães como KauĂȘ, famoso por suas contribuições, e Samurai, que se tornou um Ă­cone em ocorrĂȘncias, torneios e campeonatos.
Atualmente, o Canil estĂĄ sediado no 8Âș Batalhão de Ações Especiais de PolĂ­cia (Baep) em Presidente Prudente, e mantém uma unidade em Assis.


Fonte: Stephanie Fonseca
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Agora Caiua

© 2025 © Todos os direitos reservados agoracaiua

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agora Caiua