Economia

Sobre 'tarifaço' de Trump, Lula diz que Brasil prioriza negociações a impor reciprocidade: 'A gente quer gastar todas as palavras do dicionário'

.

Por Agora Caiua

29/03/2025 às 06:57:02 - Atualizado há
Presidente ainda afirmou que se as negociações não obterem resultado, ele pretende recorrer à OMC ou atribuir tarifas recíprocas ao país. Trump e Lula

Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil tenta negociar com os Estados Unidos a respeito do 'tarifaço' do presidente, Donald Trump, antes de tomar outras medisas. Declaração doi dada em última agenda do presidente na Ásia, neste sábado (29).

"Antes de fazer a briga da reciprocidade e de fazer a briga na Organização Mundial do Comércio (OMC), a gente quer gastar todas as palavras que estão no nosso dicionário para fazer o livre comércio com os EUA", afirmou.

Segundo Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro de Relações Internacionais, Mauro Vieira, já fizeram duas reuniões com representantes do país para discutir as novas taxas impostas sobre importações brasileiras.

Lula também fez afirmações sobre a postura econômica de Trump.

"Eu sinceramente não sei o que pode acontecer na economia americana", disse. "O discurso que eles tão fazendo nos Estados Unidos é totalmente antagônico do que eles fizeram dos anos 80 a 2022.

Na quinta-feira (27), em entrevista no Japão, Lula havia dito que taxaria produtos americanos se o recurso do Brasil à Organização Mundial do Comércio (OMC) não resolver a situação. O presidente, no entanto, não informou quando o Brasil formalizaria a medida.

"No caso do Brasil, nós vamos recorrer à OMC [Organização Mundial do Comércio] e, se não tiver resultado, a gente vai utilizar os instrumentos que nós temos que é a reciprocidade e taxar os produtos americanos. É isso que nós vamos fazer. Espero que o Japão faça o mesmo. Espero que o Japão possa recorrer à OMC, mas é uma decisão soberana do governo japonês em que eu não posso dar palpite", disse Lula.

Lula terminou, na manhã deste sábado, uma viagem oficial à Ásia em busca de ampliar a presença de produtos brasileiros no continente.
Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Agora Caiua

© 2025 © Todos os direitos reservados agoracaiua

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Agora Caiua