A AEAPE (Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Presidente Epitácio) realizou junto ao CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e a AEAPE (Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Presidente Epitácio) o "Workshop de engenharia e inovação: Cidades Inteligentes - Oficina com Mapeamento, Diagnóstico e Soluções para as cidades" nos dias 1º e 02 de abril.
A programação contou com palestras e paineis de discussão, com o intuito de proporcionar interação entre os participantes e convidados. O evento contou com o apoio da Mútua-SP (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea) e da FAPE (Faculdade de Presidente Epitácio), que sediou o workshop. Na noite de abertura, o prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, André Lima, e o vice-prefeito e secretário de educação e esportes, Raphael Vilela, prestigiaram os debates.
Na segunda noite, o secretário de economia, planejamento e meio ambiente, Antônio Domingos Dal Más, compôs a mesa de discussões no painel: "Como transformar nossa cidade em uma Smart City?", onde apresentou as ferramentas atuais da gestão municipal que apresentam características presentes no conceito de cidades inteligentes e os projetos em desenvolvimento que visam tornar o setor público mais integrado, acessível a população, menos democrático em ações sustentáveis e práticas.
"Toda modificação no setor público traz impactos, mas a gestão municipal precisa estar atenta às inovações que surgem para facilitar o trabalho e, principalmente, a vida dos cidadãos. Existem resistências por parte de alguns, mas com o tempo as transformações são integradas à rotina das pessoas", comenta o secretário.
Entre os exemplos de medidas adotadas pela municipalidade estão o controle de frotas, ferramenta que possibilita o acompanhamento em tempo real de veículos, a identificação dos condutores, rota, consumo de combustível, período de manutenção, entre outras ferramentas, através do monitoramento digital.
Outra medida adotada é a emissão digital de carnês de IPTU e de certidões negativas de débitos, que visa facilitar a vida dos munícipes e dos servidores públicos, pois a população pode emitir de qualquer lugar e em qualquer momento, efetuar o pagamento, sem a necessidade do atendimento presencial, apenas acessando o site do Governo Municipal.
"Hoje é possível submeter de maneira on-line o estudo e aprovação de obras, além da elaboração de projetos no setor de Planejamento e Engenharia do município, o que agiliza o acompanhamento das obras em execução e prestação de contas, em casos de convênios", acrescenta o secretário Dal Más.
Está em desenvolvimento o Plano Integrado de Resíduos Sólidos, que irá informatizar e demonstrar de forma digital o quanto é produzido, o custo de limpeza pública, dia de coleta, entre outras informações que tornarão a prestação do serviço mais transparente.
Durante o painel, o secretário de economia, planejamento e meio ambiente foi questionado em relação a adesão da população aos serviços digitais, como o IPTU. "Em cidades maiores do que Presidente Epitácio a emissão de carnês físicos não é mais realizada, e a população aprendeu a efetuar o pagamento digital; nós estamos realizando a transição gradual, pois o carnê ainda é entregue via Correios, mas já existe a opção facilitada e o intuito é migrar totalmente e assim não necessitar mais do uso de papel, trabalhando intensamente na comunicação e informação para os munícipes", disse.
A integração da zona rural à experiências digitais também foi um tema debatido no painel, visto que o sinal de internet ainda é uma barreira para os produtores rurais. "Estamos desenvolvendo, através de um convênio de cooperação técnica com a Unoeste, o programa Pequena Propriedade Produtiva e Sustentável (PPPS), que irá difundir a tecnologia acadêmica no campo, fomentando a agricultura e fortalecendo a economia local, com a geração de emprego e renda, e garantindo a sucessão familiar".
Na plateia do "Workshop de engenharia e inovação: Cidades Inteligentes - Oficina com Mapeamento, Diagnóstico e Soluções para as cidades", o diretor do departamento de obras e infraestrutura, Caio Vinicius Bonilha; o diretor de trânsito, Gilberto Vicente, o Diretor do Departamento de Controle e Manutenção da Frota Municipal, Ricardo Leôncio da Silva e o Diretor de Planejamento e Orçamento, Eduardo David Souza e Silva Schebuck e o engenheiro civil, Ayrton Souza Góes.