A frente fria que está sobre a parte norte do Rio Grande do Sul mantém a previsão de chuvas para esta quinta-feira (09). A região enfrenta um bloqueio atmosférico que impede a movimentação do sistema para outras áreas. A partir de sexta-feira (10),espera-se que o sul do estado registre os maiores volumes de precipitação.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns municípios gaúchos deverão acumular mais de 40 milimetros de chuva por dia, podendo chegar a 90 milímetros em apenas 24 horas.
De sexta-feira a segunda-feira (13), algumas áreas do estado podem receber volumes de chuva correspondentes a um ou dois meses, conforme dados da Metsul. Tal situação poderá elevar novamente o nível das águas do Rio Guaíba, cuja vazão já estácomprometida e não consegue absorver esse excesso de água.
Além disso, após registrar temperaturas entre 4 e 11ºC na manhã desta quinta-feira, as mínimas para sexta-feira deverão ficar entre 8 e 11ºC, principalmente na Campanha e no sul do estado. Os volumes de chuva poderão variar de 60 a 90 mm/dia, com expectativas de ultrapassar 120 mm/dia em regiões do Norte, Vales e Serra do estado.