Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Exportadores comemoram reabertura do mercado vietnamita para a carne bovina do Brasil

.


Medida foi anunciada por Lula durante visita ao país asiático. Segundo associação, mercado do Vietnã tem potencial para importar cerca de 300 mil toneladas do produto. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Hanói

Ricardo Stuckert / Presidência da República

A indústria exportadora de carne bovina celebrou a reabertura nesta sexta-feira (28) do mercado do Vietnã para o produto brasileiro.

A medida foi anunciada durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Hanói, capital do país asiático.

O petista se reuniu nesta sexta com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh. Após o encontro, Lula disse que a entrada da carne brasileira no Vietnã é "muito importante para o Brasil" e estava sendo negociada havia mais de 20 anos.

Planalto afirma que Vietnã aceitou reabrir mercado para carne brasileira

"Depois de muitos anos de tentativa, o primeiro-ministro anunciou que finalmente vai comprar a carne brasileira para o mercado do Vietnã. É uma notícia extraordinária. Eu acho que o que causou essa aceitação do ministro foi a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, que mostrou a força da amizade que nós queremos ter com o Vietnã", afirmou Lula.

Em nota, Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), afirmou que o mercado do Vietnã tem potencial para importar cerca de 300 mil toneladas do produto por ano.

"O Vietnã pode se tornar um grande hub para a Ásia e o sudeste asiático", disse o presidente da ABIEC, entidade que reúne 43 empresas do setor.

"Com essa conquista, o produtor e a indústria brasileira da carne bovina ganham mais uma importante oportunidade de diversificação de mercados, ampliando o envio de seus produtos ao exterior, sem comprometer o abastecimento interno", acrescentou Perosa.

O presidente da Abiec declarou ainda que o momento é "muito positivo" para a indústria de carne bovina, que vende o produto para cerca de 150 países.

Venda de aviões da Embraer

Após a reunião com o primeiro-ministro, Lula também disse que quer exportar para o Vietnã aviões fabricados pela Embraer.

"Ainda estamos tentando vender alguns aviões da Embraer, porque é extremamente importante para a necessidade regional do Vietnã", concluiu Lula.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!