Transparência, engajamento, incentivo e resultados compartilhados são apenas alguns dos fatores que tornam a Unimed Presidente Prudente uma operadora de excelência no relacionamento com seus cooperados. A classificação, mantida pelo segundo ano consecutivo, foi apresentado na última semana, em São Paulo, durante o ciclo de melhorias, uma etapa importante do Programa Nacional de Gestão e Relacionamento com Cooperados (PNGRC), promovido pela Unimed do Brasil.
Entre as 144 unidades da Unimed no Brasil que participam do Programa, 13 estão na fase mais alta. No estado de São Paulo, apenas 2 Unimeds alcançaram o nível "excelência", e uma delas é a Unimed Presidente Prudente. "É maravilhoso ver esse reconhecimento e valorização dos nossos processos. Temos uma estrutura organizacional excelente, e isso é mérito de todos", destaca Veruska Rodrigues Cardoso, coordenadora de Relacionamento com Cooperado e Prestador.
Após adesão ao Programa, no final de 2022, a Unimed Presidente Prudente implementou as ações necessárias ao longo de 2023, e estreou com a conquista da pontuação de excelência. Com o aprimoramento contínuo, a unidade manteve a classificação no ciclo seguinte.
A pontuação é determinada por uma "Matriz de Maturidade", que avalia indicadores em várias áreas: Relacionamento, Requisitos Essenciais (como atração, satisfação e retenção dos cooperados), Educação e Cooperativismo, Governança Corporativa (com foco em transparência e assembleias), e Remuneração e Benefícios.
As faixas de pontuação definem as diferentes fases do processo de avaliação:
- Processo de Avaliação (48 unidades)
- Iniciante (4 unidades)
- Em Desenvolvimento (41 unidades)
- Desenvolvidas (33 unidades)
- Em Excelência (13 unidades)
Após o ciclo de melhorias, as Unimeds em excelência mantêm um acompanhamento constante das ações realizadas, promovendo melhorias e aprendizados contínuos para todas as federações.
A Unimed Presidente Prudente se consolidou como referência em qualidade na prestação de serviços aos beneficiários e no relacionamento com os cooperados. Este reconhecimento reforça o compromisso da cooperativa com os valores do cooperativismo, dos quais destacam-se a participação econômica dos membros, autonomia, educação, e intercooperação, princípios que são fundamentais para a construção de uma comunidade mais forte e colaborativa.
A coordenadora de Relacionamento com Cooperado e Prestador, Veruska Rodrigues Cardoso, e a analista de Relacionamento e Marketing, Giovana Pinheiro Carnelossi, participaram do ciclo de melhoria do Programa Nacional de Gestão e Relacionamento de Cooperados na Unimed Nacional, em São Paulo.
UNIMED