Hoje conheceremos a Quaresmeira.
Nomes populares – quaresmeira, flor-de-quaresma, quaresmeira-roxa, quaresma.
Características morfológicas – Altura de 8-12 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca ritidoma pouco escamoso; ramos quadrangulares e alados nas arestas. Folhas opostas cruzadas, lanceoladas ou elípticas a oblongas, rijas, pubescentes e com indumento escabro nas duas faces, mais visivelmente na face superior, de 15-20 cm de comprimento. Flores bissexuadas, actimorfas, dialipétalas, vistosas, de corola roxa, dispostas em panículas terminais e axilares. Frutos cápsula deiscentes, com muitas e diminutas sementes. Existem uma variedade desta espécie que produz flores róseas e brancas, as de flor rosa eu tenho aqui na coleção.
Utilidades – A madeira pode ser empregada para uso interno, confecção de objetos leves, brinquedos, caixotaria, etc. A arvore é muito ornamental principalmente quando em floração. Pela beleza e pelo porte, não pode faltar em qualquer projeto de paisagismo; já é amplamente cultivada na arborização urbana, inclusive de ruas estreitas e sob redes elétricas, em muitas cidades do Sudoeste brasileiro.
Produção de mudas – Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiros sombreados contendo substrato orgânico; preparar um leito de semeadura bem fino e uniforme com substrato peneirado ou pó de xaxim, cobrindo-se muito levemente as sementes com o mesmo material, aqui em casa cera vez deixei um xaxim próximo de uma arvores no qual nasceram mudas em sua volta. A emergência ocorre em poucas semanas, com taxa de germinação geralmente baixa.