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Ford Bronco 2025 prefere manter as raízes do que vender demais — e isso pode ser ótimo; veja teste

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Por Agora Caiua

10/06/2025 às 10:19:48 - Atualizado há
SUV da Ford ganha mais tecnologia, um ligeiro tapa no design e mantém o preço da versão anterior para cativar mais consumidores. Mas perde em potência e aceleração para o principal rival. Ford Bronco 2025 chega com o mesmo preço da geração anterior: R$ 260 mil

Divulgação | Ford

Se fosse um artista, o Ford Bronco seria aquele que persegue a autenticidade, do tipo que não busca agradar a maioria. Criado nos anos 1960, ele chega agora à sétima geração e se consolida como um clássico da marca.

Mas, quase 60 anos depois do seu lançamento, nunca teve grande destaque no Brasil. Hoje, o Bronco não aparece nem entre os 40 SUVs mais vendidos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O novo Bronco chega às lojas por R$ 260 mil, em uma disputa de espaço com versões intermediárias de modelos como o Jeep Compass Overland Hurricane (R$ 272.990) e o Jeep Commander Limited (R$ 253.990).

Ambos os concorrentes vendem muito mais: o Compass é o 5º SUV mais emplacado do país, enquanto o Commander ocupa a 21ª posição. Mas será que ele quer aparecer na lista?

A pretensão do Bronco é impressionar pela competência no fora de estrada, e mostra ser uma escolha bastante válida para quem busca robustez e um toque autêntico. Agradar a quem gosta dele, e nada mais.

Veja abaixo os destaques da nova versão, nas primeiras impressões do g1 com o SUV.

A história do Ford Bronco começou em 1966

Divulgação | Ford

Veja a ficha técnica do modelo:

Motor: 2.0 Ecoboost de quatro cilindros;

Potência: 253 cv;

Torque: 38 kgfm;

Câmbio: Automático de 8 marchas;

Comprimento: 4,38 m;

Largura: 1,88 m;

Altura: 1,81 m;

Entre-eixos: 2,67 m;

Porta-malas: 482 litros;

0 a 100 km/h: 8,3 segundos;

Consumo na cidade: 8,4 km/l;

Consumo na estrada: 10,7 km/l.

Novo Bronco

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Entre as mudanças visuais mais marcantes na parte externa, destacam-se o novo para-choque e a grade redesenhada. Ainda na dianteira, o protetor metálico ao redor dos ganchos é feito de aço, e há também uma placa de proteção (skidplate) para resguardar o cárter, onde fica armazenado o óleo do motor.

Na traseira, a única alteração é o novo para-choque. Por dentro, o destaque vai para as novas telas: o painel de instrumentos agora tem 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia conta com 13,2 polegadas.

Os bancos dianteiros, com ajustes elétricos e aquecimento para motorista e passageiro, oferecem memória de posição, bom desenho e conforto em viagens longas.

As abas laterais têm o tamanho ideal, proporcionando firmeza tanto em curvas de alta velocidade quanto em trechos irregulares. Por outro lado, o acabamento claro e a presença de tecido na parte superior do encosto podem ser inconvenientes para quem costuma encarar trilhas com lama.

Do ponto de vista técnico, as principais melhorias estão na segurança ativa: os freios dianteiros agora contam com discos mais espessos, o que ajuda na dissipação de calor. Além disso, o Bronco 2025 traz novidades na suspensão e na lista de equipamentos.

Bloqueio de diferencial ajuda a transpor terrenos onde algumas rodas ficam sem tração

Divulgação | Ford

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Ao volante

Ao assumir o posto de motorista, não há surpresas. O interior é sóbrio — bem construído, sem o apelo futurista de alguns modelos chineses ou o estilo excessivamente conservador de certos carros japoneses.

O Bronco mantém uma identidade bem norte-americana, com um visual tradicional que funciona. Os botões físicos continuam presentes e são essenciais para operar diversas funções, inclusive da central multimídia — o controle de volume, por exemplo, é grande e fácil de localizar.

O volante tem boa empunhadura e reúne comandos tanto para o painel de instrumentos quanto para o piloto automático adaptativo.

Interior é simples, mas bem-feito

Divulgação | Ford

O câmbio automático de oito marchas é acionado por um seletor giratório no console central, que também abriga porta-copos e um carregador por indução.

No asfalto, o SUV apresenta um comportamento estável. O desempenho é satisfatório, mas não empolga. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos, enquanto o Compass Overland Hurricane cumpre a mesma tarefa dois segundos mais rápido.

Assim, as acelerações e retomadas são condizentes com um SUV médio, sem grandes emoções ao volante. No entanto, um ponto que evoluiu no novo Bronco foi o acerto da suspensão.

Na geração anterior, a rolagem da carroceria era bastante perceptível. Em curvas mais fechadas, a sensação era de estar dirigindo um veículo de dois andares. Isso foi corrigido, e agora o carro transmite muito mais confiança ao motorista.

Cabine tem espaço para cinco adultos viajarem com conforto

Divulgação | Ford

Piloto automático off-road ensina a dirigir na terra

É no fora de estrada que o novo Bronco realmente se destaca. Com seus sete modos de condução — Eco, Esportivo, Escorregadio, Rock Crawl, Off-road e Rally —, ele está preparado para enfrentar praticamente qualquer tipo de terreno.

De fábrica, o modelo já vem equipado com pneus de uso misto da Pirelli. As rodas de 17 polegadas, combinadas com os pneus de perfil alto, permitiram que o SUV enfrentasse com competência o trecho lamacento percorrido durante o teste realizado pelo g1.

Diga-se que os trechos são preparados pela Ford, mas foi possível testar o modo off-road com o bloqueio do diferencial traseiro ativado. Em determinado momento, uma das rodas ficou completamente suspensa, e o sistema entrou em ação: ele redireciona a força para as rodas que permanecem em contato com o solo.

Essa tecnologia impede que o torque seja desperdiçado na roda suspensa, transferindo toda a força para o pneu que pode efetivamente movimentar o veículo. Deixou fácil sair dali.

Seletor de motos de condução, bloqueio do diferencial e da tração ficam no console central

Divulgação | Ford

Outro recurso que contribui para o controle em terrenos de baixa aderência é a vetorização de torque. Ao girar o volante, o sistema direciona o torque para a roda oposta à curva (lado externo), ajudando o carro a manter a trajetória desejada.

Pontos extras para o piloto automático off-road. Para entender como ele funciona, vale fazer uma analogia com os carros elétricos.

Muitos modelos elétricos contam com o sistema "one pedal", que permite dirigir usando apenas o acelerador. Ao pressioná-lo, o carro avança; ao soltá-lo, ele desacelera automaticamente.

Embora o Bronco não seja elétrico, ele oferece a função "one pedal off-road", que facilita a condução em terrenos difíceis, especialmente para motoristas iniciantes. Com ela, não é necessário alternar constantemente entre acelerador e freio: basta tirar o pé do pedal e o carro começa a desacelerar sozinho.

Painel de instrumentos de 12,3 polegadas tem todas as informações que o motorista precisa

Divulgação | Ford

Esse recurso proporciona mais segurança, principalmente em descidas íngremes com pedras ou sulcos profundos, onde o controle do veículo é essencial. O sistema funciona em velocidades de até 32 km/h.

Durante o uso, a câmera 360° — item de série — ativa a lente frontal, permitindo ao motorista visualizar com clareza o caminho à frente. Isso ajuda a evitar obstáculos como pedras e galhos, além de facilitar o posicionamento do carro em subidas acentuadas, reduzindo o risco de atolamento.

Mesmo sem pneus específicos para trilhas pesadas — o que não é recomendado com esse modelo —, o Bronco se saiu bem no percurso projetado pela Ford.

Em alguns momentos, o carro permitiu uma condução mais solta, deixando o motorista explorar saídas de traseira e derrapagens na lama. No entanto, graças à ampla lista de equipamentos, sensores e sistemas eletrônicos, o veículo sabe exatamente quando intervir para garantir a segurança.

Além da câmera e dos sensores, o painel de instrumentos exibe em tempo real os ângulos de inclinação do carro, tanto lateral quanto longitudinalmente.

O novo Bronco também conta com:

Controle de reboque;

Alerta de tráfego cruzado;

Frenagem autônoma com detecção de pedestres;

Alerta de colisão frontal;

Assistente de permanência e centralização em faixa;

Piloto automático adaptativo com função Stop&Go;

Reconhecimento de placas de trânsito;

Assistente de manobras evasivas;

Assistente de partida em rampas;

Nove airbags;

Farol alto automático.

Câmera frontal ajuda a ver obstáculos à frente

Divulgação | Ford

Conclusão

Talvez a Ford tenha acertado tanto no preço quanto na capacidade off-road do Bronco. Apesar de ter menos potência que o líder de vendas da categoria, o modelo oferece conforto, bom espaço interno, porta-malas generoso (com 482 litros) e reúne qualidades que podem atrair um público mais amplo.

No entanto, ele enfrenta a reputação consolidada do Compass — um SUV com menos vocação aventureira, mas que entrega mais potência e torque na mesma faixa de preço.

Será que o Bronco conseguirá tirar vendas do campeão da categoria e se tornar um expoente de sua classe? Pouco provável, especialmente se o consumidor focar apenas no desempenho do motor.

Por outro lado, quem procura um veículo versátil, com verdadeiro apelo off-road que permite um pouco de diversão, ocasionalmente, em trilhas e terrenos desafiadores, encontrará no Bronco uma boa opção de compra.

Pontos positivos e negativos:

? Capacidade off-road;

? Tecnologia;

? Desempenho inferior ao principal concorrente;

? Banco com tecido pode sujar fácil.

TESTE: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo
Fonte: G1
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