Linha-tronco original - km 888,310 (1924); km 875,322 (1931) (*); km 827,389 (1960) (**)
SP-0715Altitude: 296 mInauguração: 01.05.1922Uso atual: demolidacom trilhosData de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. | ||
A ESTAÇÃO: A estação de Caiuá foi inaugurada em 1922. Foi fechada e desativada pela Fepasa em fins de 1996. "Estive em Caiuá, que é uma vilinha muito pequena mas que tem uma casa funerária e cemitério enormes. Inexplicável. A estação não existe mais, só a plataforma, a caixa dágua e umas casinhas" (Rodrigo Cabredo, 28/10/2000). |